O termo portfolio tem a sua origem no meio artístico referindo-se a uma colecção de produções que de alguma forma reflectem ou traduzem um percurso. Actualmente este conceito extravasou o mundo das artes e tem múltiplas aplicações.
Em educação os portfolios assumem frequentemente duas vertentes: a de aprendizagem e a de avaliação. Sem perder de vista que um portfólio de avaliação também o é de aprendizagem, pois o que se pretende é avaliar as aprendizagens efectuadas pelos alunos não só em termos de produtos mas também de processos.
Que objectivos para o Portfolio?
Pode identificar-se como grande objectivo para a construção do portfolio suportar a reflexão que pode ajudar os estudantes a entender melhor a sua própria aprendizagem e proporcionar um enquadramento ao trabalho que permite documentar o seu desenvolvimento ao longo do tempo.
Este grande objectivo pode ser “desdobrado” noutros:
Identificar aprendizagens
Documentar aprendizagens
Ajudar na estruturação da aprendizagem
Identificar o que ainda há para aprender
Desenvolver estratégias de aprendizagem
Partilhar: tornar conhecido o que é aprendido, para que os outros possam usar
Aprender com os outros…
…do portfolio do aluno devem fazer parte as suas reflexões sobre os esforços que desenvolve, os objectivos que define para si próprio, as estratégias que se propõe para os alcançar …
Os elementos coligidos num portfolio devem ser datados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário